No último dia 15 de março foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Para comemorar a data, o
Procon-BA, através da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do
Estado da Bahia, divulgou o Cadastro das Reclamações Fundamentadas, uma
compilação com as empresas que mais receberam reclamações dos consumidores
baianos em 2012.
A primeira delas foi a LG, empresa fabricante de celulares e
eletrônicos, com 420 reclamações. Em segundo lugar estão a Telemar, parte de
telefonia fixa do Grupo Oi (386 reclamações), e a Insinuante, com 367 queixas
(confira a lista ao lado). Os principais problemas apresentados pela LG foram a
não entrega do produto, produtos comdanos e descumprimento da garantia e da
oferta. Considerando os setores, as áreas mais reclamadas foram a de telefonia
móvel e de eletrodomésticos.
O secretário de Justiça do estado, Almiro Sena, explica que
o cadastro serve de parâmetro para o Procon fiscalizar essas empresas e
chamá-las para a mesa de negociação. “Ele também mostra aos consumidores quais
são as empresas que estão cumprindo e quais estão descumprindo com suas
obrigações”, diz. As empresas reclamadas são chamadas pelo Procon e caem no
cadastro se não entrarem em acordo como consumidor.
Confira as 10 empresas mais reclamadas
LG - 420 reclamações
Oi (fixo) - 386 reclamações
Insinuante - 367 reclamações
Ricardo Eletro - 350 queixas
Samsung - 343 reclamações
Oi (móvel) - 321 reclamações
Digital Service - 286 queixas
Nokia - 215 reclamações
Americanas, Submarino e Shoptime - 212 reclamações
Brastemp - 190 reclamações
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